domingo, 27 de novembro de 2016

Domingueira de praia e sol








O nosso chamado" conhecimento prévio" sobre tudo o que nos cerca, que nos é familiar, desenha em nossas vistas o cenário antecipado do que será visto ou sentido. Quando começamos a preparar o cardápio semanal ou o planejamento duma escapada rápida pro próximo final de semana, temos o cenário antevisto com certa nitidez como pano de fundo das escolhas feitas o quê nos deixa seguros do que pretendemos e iremos encontrar.    
É mesmo reconfortante dispomos destas capacidades mescladas na memória familiar e no conhecimento adquirido.Tal qual uma história lida e relida, o enredo principal está mais que sabido.Se algum novo detalhe se apresenta, nada mais é que isso, um detalhe a mais no mundo conhecido.

Os sons, sabores, temperaturas, odores numa praia são ultra familiares pra muitos de nós.Sabemos de antemão o que nos aguarda num dia praiano ensolarado.Correto? Nem sempre, nem tudo!!Ao passo ritmado do meu caminhar no calçadão lotado desta domingueira, minha única preocupação era desviar-me dos ciclistas estabanados que pedalam em disparada pela extensão do calçadão.Cabeça nas nuvens , olhos no horizonte, preces no coração e um perfume de talco de neném invadindo o passeio.Cheiro sentido, e identificado. Mas aqui, como assim? Assim mesmo, aqui neste local conhecido repleto de outros odores característicos, chegou mais este, antigo e invasor.Um perfeito marco dos tempos atuais, dos modismos que pegaram pra valer nos hábitos do povo praieiro: o espaço-bebê, com seus brinquedos, carrinhos, mamães e papais agitados e, claro, os bebês e suas miudezas.

Água de coco, sorvete, cerveja, maresia e perfume de bebê, componentes indispensáveis num domingo de praia.






7 comentários:

  1. Ah...querida Calu, lendo-te até fiz um passeio na orla de Salvador. Este odores, sabores que eu conheço tão bem! Boa noite por aí e uma feliz semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto e domingo! Deu vontade dessa praia, cocos, etc...
    Vim agradecer teu carinho lá e levei o teu comentário para o post que acabei de publicar, tá? Obrigadão! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Que linda sua crônica sobre estes domingos praianos que vamos saboreando mesmo com alguns incômodos naturais de uma população tão alargada.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, querida amiga Calu!
    Já começarei minhas domingueiras praianas no ES com direito a tudo que diz bem aqui... rs... é tão bom!
    Bjm muito faterno

    ResponderExcluir
  5. Ah...Que delícia Calu!
    Preciso urgente de férias em uma praia linda como essa...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Calu,
    A sua narrativa é magnífica e aqui mais uma vez comprovado.
    Lendo parece que caminhava pelo calçadão desviando-me dos ciclistas apressados e sentido também esse odores de que fala.
    O espaço bebé, acho incrível, pois acrescenta uma modernidade saudável ao ambiente.
    (E eu aqui sentindo o frio do inverno que não tardará;)!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Deliciosos estes aromas, querida Calu.
    JÁ estou com saudades do nosso encontro, mas como você bem mencionou foi o primeiro de muitos.
    Um forte abraço e beijinhos muitos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!