quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A curiosidade que nos habita







(A.C)

Quem já passeia por aqui a algum tempo deve se lembrar da série : Adoce seu dia, que foi abruptamente interrompida sem maiores explicações; falha minha, espero que perdoável.O motivo pelo qual a pus a tiracolo para pausá-la foi o de não faltar com a devida justiça nas escolhas dos comentaristas e aí, uma coisa levou a outra que culminou na tal pausa escolhida.Aquele velho e conhecido dilema das escolhas: uma acaba por anular outras, pois então, dito e feito, mas sem muita convicção, na verdade um comichão, que de quando em vez me atenta clamando pela reativação da série e convenhamos, material é que não falta(\0/). São carregamentos de comentários preciosos, argumentativos, instigantes, estimulantes e todos os demais adjetivos que se lhes agregam a definição, me incentivando festivamente e permitindo a salutar e nutritiva interação positiva que tanto me motiva.

Foi um destes comichões que me apareceu num dos comentários da postagem de ontem, onde volto mais uma vez a falar de meu ritual matinal, já dito aqui outras vezes, que estampou na semelhança detalhes compartilhados, coincidências fortuitas e tão familiares.Assim como a Mi, do blog: coluna da Mi, gentil comentarista, apontou identidades em nossos gostos matinais demonstrando que o encontro de interesses gera aproximação, tal fato acontece também numa escala maior por pessoas com quem não temos nenhum tipo de contato pessoal ou virtual, mas que de alguma forma trouxeram uma proximidade imaginada; é o caso dos artistas, das chamadas celebridades, dos escritores,pensadores, autores, cantores... Ingenuamente nos comprazemos ao sabermos que uma pessoa que goza de nossa admiração tem este ou aquele hábito idêntico ao nosso, uma familiaridade unilateral, porém apreciada.

Quem não já se perguntou como teria sido o café da manhã de Simone de Beauvoir, qual  a rotina de trabalho de  Georgia O'Keeffe, qual o regime alimentar de Chaplin, e muitas outras pequenas divagações sobre os gostos e hábitos das pessoas que admiramos.Pois essas questões estão na crista da temática do livro: * Daily Rituals: How Artists Work (Mason Currey,2013), que aborda rotinas e hábitos de 161 mentes brilhantes e inspiradoras, dentre curtíssima biografia de escritores, compositores, filósofos, dramaturgos, cineastas e cientistas desfilam as descrições dos hábitos e manias cotidianas desse elenco de notáveis.O livro é quase um almanaque de curiosidades inusitadas, como a do filósofo Kierkegaard, que possuía uma coleção enorme de diferentes xícaras de café e fazia o seu criado escolher a mais adequada para o café da tarde.Ele nunca utilizava a mesma xícara na semana.

Uma palinha destacada no livro mostra pela fresta dos detalhes um pouco da rotina de Simone de Beauvoir( espiem só!)_




Embora a produção de suas obras ficasse sempre em primeiro lugar em sua vida, sua agenda diária girava em torno de seu relacionamento com Jean-Paul Sartre (que escrevia mastigando tablets de Corydrane, uma mistura de anfetamina e aspirina. A recomendação diária de seu médico era de 10 tablets por dia) que durou de 1929 até sua morte em 1986. Beauvoir geralmente trabalhava sozinha na parte da manhã. Juntava-se a Sartre para o almoço no apartamento dele. Passava a tarde trabalhando com ele em silêncio total. À noite participava de eventos políticos e sociais. Em seguida ia para sua casa com Sartre para tomar uísque e ouvir rádio. A rotina seguia da mesma forma no dia seguinte.
Principais obras: Todos os Homens São Mortais, O Segundo Sexo, A Força das Coisas, A Velha. 


Pros curiosos de plantão, e me incluo neste time, a publicação oferece prato farto e variado sobre as pequenas manias dos conhecidos formadores de opinião.Não descobri se já existe a versão traduzida para o português.De qualquer forma, fica a dica prum presente aos apreciadores do assunto.










* Livre expressão minha do texto lido no site: obvius.com
Ilustração: Amanda Cass







11 comentários:

  1. oi Calu

    Legal essas curiosidades, pq tem coisas que a gente nem imagina.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Calu,

    Eu achava bem interessante a série 'Adoce seu dia' e penso que você exagera ou se cobra demais ao pensar que poderia estar faltando com a devida justiça nas escolhas dos comentaristas, pois você revela ser muito criteriosa.
    Observo que o comentário da Mi lhe trouxe uma ótima inspiração para a postagem de hoje. Somos naturalmente curiosos e essa curiosidade que você aponta não é 'maligna'-rs. Pelo contrário, é algo que nos faz viajar na imaginação. É mesmo interessante descortinar hábitos de famosos e de figuras marcantes e se surpreender com a identidade de alguns com os nossos. Alguns rituais e hábitos nos chamam a atenção, como esse do filósofo Kierkegaard com suas xícaras. Gostei da palinha sobre a rotina de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre .

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu!
    Não sei a respeito dos outros, mas tu conseguiu adoçar meu dia agora! Eu me senti muito honrada em poder, não só partilhar hábitos em comum que temos, como também fazê-la retornar a algo que havia parado por algum motivo. Mesmo que o motivo seja "porque sim", rs.
    Vivemos em um vastíssimo universo, mas temos sempre alguma coisa que nos liga a outra, pensadores que nos acalentaram em momentos de desespero, compositores que parecem ter lido nossos pensamentos e descoberto o que estávamos vivendo em certo momento onde a música falou por nós, celebridades que muitas vezes cometem "plágio" de nossas ideias e expõem publicamente.
    Acho super interessante tudo isso.
    Sou uma grande admiradora de Simone de Beauvoir, embora muitas pessoas não compreendam como uma mulher possa ser feminista e cristã. Bem... eu sou uma mulher incomum e estou elaborando um post a respeito do assunto.
    Como sou curiosa de plantão, também adoraria ler a publicação indicada.
    Muito obrigada pela atenção, divulgação e carinho. :)))))
    Beijos e uma linda quinta-feira para ti.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ver de volta essa tua série e gostei das curiosidades.Esse livro deve mesmo ser legal e a Coluna da Mi, muito boa! bjs, às duas,chica

    ResponderExcluir
  5. Calu, hábitos inusitados despertam nossa curiosidade, realmente. Na maioria das vezes, nos surpreendemos ao ver que quase todos nós temos alguns bem parecidos. São os que consideramos estranhos que nos chamam a atenção. Certa vez li que o inventor do para-raios, Benjamin Franklin, não gostava de dormir em cama quente (rss). Tinha três e, se acordava, mudava de lugar. Não consegui confirmar a veracidade dessa informação, que me chegou há muitos anos, através de uma revista.
    Você citou a obra Todos os Homens São Mortais e não consigo deixar de dizer o quanto gostei dela. Um livro que guardei, após ler, e do qual não me desfaço.
    Comentários costumam nos levar a outras postagens, de tão importantes que são. Inspiram e até despertam a vontade de continuar a "conversa" (rss). Coisas boas de um blog! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Calu, devidamente perdoada! Ainda mais com esse cheirinho de café, pão torrado, música saindo do rádio...
    Deve mesmo ser delicioso esse livro e eu já me peguei várias vezes imaginando o que estaria fazendo tal celebridade àquela hora da manhã!
    Bom, agora sei da celebridade blogueira que adoça nossos dias!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Calu!
    Humanizar grandes personagens, retratando seu cotidiano, nos aproxima ainda mais de sua arte e seus ideais.

    Bjs interioranos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, Calu, realmente é interessante ver como era o cotidiano de pessoas que se tornaram célebres e que admiramos. Eu também tenho meus rituais diários, de alguns não abro mão.
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  9. Puxa vida que descoberta interessante este livro, eu tenho curiosidade a respeito destes dois personagens que li muito pouco, por sinal, mas que me atraem!
    Quanto aos nossos hábitos, algumas coisas são parecidas e outras completamente diferentes, principalmente no que concerne ao horário, pois os meus eu faço de acordo com a qualidade da noite dormida, assim, tem dias que tomo meu café com todo este ritual e ainda ligo o rádio também, mas noutros, quando acordo tarde, não posso fazer o mesmo, pois o dia já fica comprometido. Em algumas coisas eu tenho hábitos muito próprios, como o de gostar de tomar café pela manhã sozinha, sem conversar com ninguém. Não gosto de falar quando acordo, mas nos finais de semana, por exemplo, modifico, pois tenho que conversar e fazer o café do marido. rsss
    Sabe de quem eu gostaria de saber como é seu cotidiano? Paul McCartney. Eu o admiro, não só por ele ser o remanescente da maior banda de todos os tempos e que eu adorava, mas por ser uma pessoa cuidadosa com o tempo que tem. E você? Quem gostaria de saber o cotidiano?
    Nossa, como rendeu este comentário! kkkk
    beijoquinhas da serra carioca

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante . Na verdade se todos nós temos hábitos e pequenas manias como não imaginar que as grandes personalidades mundiais também as tenham.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  11. Oi Calu, estou reduzindo o ritmo para o final de ano, encerrando os atendimentos do consultório nesta semana e também vou dar uma pausinha no blog para as Festas.
    Então passei aqui para te desejar um Feliz Natal e que 2015 seja um ano doce, repleto de Luz e Paz.
    Bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!