quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ensinantes e Aprendentes








"Quem é Deus, um menino me perguntou de repente, durante o exercício de matemática. É o fim da conta, respondi. Não sou mãe nem professora, só quis dizer o que sabia, que o infinito é esse mar que não para de bater, essa onda eterna, incansável. Deus deve ser essa minha soma, a que não acabará nunca."

( R.D.)






" Deitada no chão de terra, acompanhava o descaminho das nuvens esgarçadas, os encontros e desencontros lhe ensinando a infidelidade e o imprevisível. Brincara com nuvens mais do que com brinquedos. Vivera no céu mais do que na terra. Deitada no chão de terra. As nuvens continuavam ali."

(R.D.)

*** 



Nestes excertos das crônicas da Rosiska Darcy, imortal da ABL, provoco a percepção do eterno aprendizado que nos rodeia, os infinitos espaços aprendentes, os inúmeros fatos ensinantes, as constantes lições que recebemos pela vida, pelas pessoas, pelo mundo.Somos todos aprendizes e isso é dádiva preciosa, pois, ao assim nos percebermos, alimentamos em nós a curiosidade e a humildade, fontes de vida cristalina.


Aproveito para agradecer de coração as muitas homenagens carinhosas que recebi pela passagem da data do Dia dos Professores e indicar a imperdível leitura do post da Ana Paula (Aqui), do ladodeforadocoração.blogspot.




Muito Obrigada em meu  nome e em nome de todos os professores e professoras comprometidos com a educação abrangente.



¨¨**¨¨**¨¨




8 comentários:

  1. O que dizer? Sensacional novamente.Lindo, excertos maravilhosos e que tanto falam...
    E claro, a leitura lá na Ana Paula está super indicada. Maravilhosa!

    bjs às duas, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. oi Calu

    O ser humano é tão carente que quer conhecer mais de Deus.
    E muitas vezes a gente nem sabe o que falar... mas Deus é tão grandioso que está por todo lugar...
    Um abençoado dia pra vc

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Calu que post inspirado! adorei as citações, já li tantas citações dela, mas nunca li um livro da Rosiska, preciso corrigir isso. Vou compartilhar no G+ para todas do grupo.
    Parabéns a todos os professores!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Calu
    Sim, somos todos aprendizes e o mundo conspira a nosso favor sempre...
    Crescemos até morrermos... depois, galgaremos alturas inimagináveis...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  5. Adorei teu PEDACINHO por lá! Obrigadão! bjs, chica

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Calu, peço imensa desculpa, mas esqueci de vir aqui parabenizá.la pela sua tão nobre profissão, que tanto admiro e muito respeito!
    Falhei com mais amigas e à medida que me for lembrando vou cumprimentá-las pelo facto!
    Sobre este "post" adorei as reflexões que juntamente com a sua proporcionam mais um momento lindo de enorme aprendizado!
    Bem-haja!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Calu, estive com o pensamento em você neste dia dos professores! Assisti ao programa da Leda Nagle, especial sobre o dia dos professores e dentre os professores convidados, daqueles mestres que fazem a diferença, uma professora de uma escola no centro de Niterói que visita os alunos faltosos e impede que eles abandonem a escola.

    Outra coisa que foi falada no programa e que nos faz refletir: o técnico de futebol é chamado de Professor, com "p" maiúsculo e os nossos professores?
    Que bom que gostou do post; hoje infelizmente é a realidade. Quem sabe num futuro, tudo seja diferente. Eu acredito.
    E deixo meus parabéns à você ( mesmo atrasada! ) Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Citações que gostei muito de ler, Calu. Ainda bem que nosso aprendizado nunca termina, porque a vida ficaria sem sentido e não desenvolveríamos qualquer nova habilidade. Nem tudo é fácil de ensinar, eis que esse mister exige verdade e adequação à capacidade de entendimento de quem faz uma pergunta. E nem tudo sabemos. Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!