terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cooperação sempre em pauta - sintonias geradoras








Por mais que seja repetitivo eu gosto muito de voltar ao assunto sobre sintonias geradoras.Sou uma acalorada fã destes acontecimentos fortuitos que ás vezes têm a aparência de coincidências propícias, mas que no fundo comprovam o quanto as motivações afins estão relacionadas.Tendo incentivado esta modalidade em todos os palcos da vida, pouquíssimas vezes a vi desandar, o que não foi  suficiente para me fazer desacreditar de suas mágicas capacidades.

Aqui mesmo, na blogosfera, comprovamos amiúde a vibrante interação que as sintonias geradoras provocam.Vocês sabem disso.Além das BCs, rodas de conversas e tais, acontecem também postagens que se complementam formando uma rica ciranda, como as da semana passada, com as queridas Beth Lilás (Aqui) e Jan (Aqui); comigo também acontece do mesmo jeito.Muitas inspirações partem de sintonias  pela web.Não falo de cópia não, e sim de cooperação feliz, onde um(a) completa ou acrescenta o pensamento do outro:sintonia geradora.

No terreno da educação, o notável pensador, Vygotsky, já preconizava tais práticas férteis  nas quais os professores deveriam promover o trabalho em duplas ou em grupos de alunos(a) em sala de aula fomentando a troca e o enriquecimento dos conhecimentos, ao que hoje modernamente chamam de "brainstorms" muito utilizada em empresas e instituições do gênero.Desconfio que muitos adeptos nem saibam que esta prática tem origens em fundamentos pedagógicos comprovados.

No filme" Einstein and Eddington" de 2008, que aborda a fase final do desenvolvimento da teoria da relatividade revela a improvável pareceria que acontece na ocasião entre os dois cientistas.Tendo suas vidas contadas em paralelo durante a 1ª Guerra Mundial,o astrofísico de Cambridge, Eddington, começa a se interessar pelos trabalhos de Einstein.  Sua postura é refutada por seus pares devido a nacionalidade alemã de Einstein.Não se deixando intimidar, o astrofísico inglês se debruça sobre os estudos ainda incompletos e se candidata a ser o experimentalista a buscar as provas da forma final da relatividade geral que conduziria a uma nova teoria da gravitação dos planetas e estrelas no universo, uma vertente da teoria da relatividade.Embora distantes fisicamente, os dois cientistas trocavam farta correspondência acerca de seus avanços e recuos frente aos estudos conjuntos.Apesar de deixar de fora outros importantes colaboradores de Einstein historicamente reconhecidos e, não primar muito pela verdade, o filme traz uma boa ilustração da cooperação que gera conhecimentos para além do inicialmente esperado; sintonia geradora,onde duas ou mais pessoas se "conectam" num propósito benéfico.






¨¨**¨¨**¨¨




Imagem: pinterest

19 comentários:

  1. Essa sintonia entre os temas abordados e reflexões trazidas por blogueiras é sempre interessante de ver, ler e observar. Gostei dessa indicação do filme e vamos esperar que todas as sintonias que nos circundem sejam do bem. Lindo dia! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. oi Calu

    Toda integração é uma delicia.
    Feliz Primavera para vc ✿ฺ

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Amo perceber, participar e abrir os olhos das pessoas para essas sintonias geradoras, sinergias, encantamentos, alinhamentos cósmicos, sentimentais, seja como e porque for, seja acreditando ou não em um motivo ou vários.

    Uma vez aprendi lá na Ana Paula (lado de fora do coração) uma tal palavra da categoria da sintonia do sem-querer: Serendemplice, que virou posta lá no blog: http://blogdtina.blogspot.com.br/2014/05/serendemplice.html
    Sempre bom vir aqui :)
    Boa primavera pra vc querida!

    ResponderExcluir
  4. Um post que gostei muito, pois demonstra que existe uma interação entre as pessoas muito maior do que se supõe e que nem tudo é coincidência.
    Um abraço, Élys.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Calu!
    Esta inteligência coletiva propicia pela blogsfera a mim, perdida no interior, barganhar com vocês.
    Quanto eu aprendo, quanto eu descubro, quanto eu me enriqueço! Saí de um mundinho e vi o mundo... Vygotsky com certeza seria blogueiro também!

    Bjs gratos

    ResponderExcluir
  6. Exatamente, querida Calu, nos unimos, porque lemos e acompanhamos um ou outro blog de conteúdo como o seu, para criarmos ou estendermos nosso olhar sobre assuntos que, no fundo, se completam.
    Por esta razão dou mais valor aos blogs e seus conteúdos e comentaristas, vejo pessoas a fim de realmente acrescentar pela rede, conhecimento e textos para serem refletidos.
    Nossa sintonia sempre é boa, tanto por aqui, quanto pessoalmente, né mesmo?!
    Boa dica de filme, ainda não vi este, vou procurar na Americanas. E, por falar em filmes, comprei dois este final de semana, já vi um e gostei, separei para lhe dar de presente, tenho certeza que vais gostar.
    um beijinho carioca
    feliz primavera!

    ResponderExcluir
  7. Quando há sintonias e partilha de saberes, um mundo maravilhoso, este da bllogosfera que espera por nós.
    Beijinhos Calu

    ResponderExcluir
  8. Olá Calu, muito bacana a reflexão que proporcionou, esses dias estava pensando nas formas de interação, nos comportamentos coletivos etc, na verdade tentando entender por que rola tão bem com uns e com tanta dificuldade com outros! Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu, adorei a sintonia e fiquei muito curiosa com o filme que não conhecia, vou conferir.
    Uma linda semana primaveril para você
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida amiga Calu
    Gosto de saber que nos unimos pelo coração, pelos posts, pelas abordagens distintas dos mesmos temas..O que conta é isso, justamente: a integração de mente e corações...
    A blogosfera propicia muita coisa boa para quem examina tudo com carinho e coração aberto...
    Vale a pena interagir por aqui, com doces e fraternos critérios... muito a gente aprende e partilha o puco do que sabe...
    Bjm florido

    ResponderExcluir
  11. Calu, já vi o filme e gostei muito. Não me preocupei com realidade e ficção, eis que o ponto alto dele é, de fato, a cooperação entre pessoas que poderíamos avaliar como incapazes de manter uma boa relação. Aqui, nesse nosso mundo especial, sinto o quanto é proveitoso ler postagens dos amigos. E me encanto com os participantes de BCs, observando como originam pensamentos distintos sobre a mesma matéria. Abordagens sempre felizes você faz. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Calu, sempre muito gratificante ler seus textos que para mim são autenticas aulas de conhecimento acrescentado!
    Sobre as parcerias acho lindo e a Net tem proporcionando momentos incríveis!
    O trabalho em parceria é muito mais interessante, quando todos visam alcançar o mesmo objectivo, partilhando ideias que florescerão!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  13. Oi, Calu!
    Alguns temas são provocados pelo meio, pela indução do pensamento. Como escreveu Edward de Bono: “O pensamento criativo não é um talento, é uma competência que se pode aprender" e complementando com Linus Pauling: "“A melhor forma de ter uma boa ideia é ter muitas ideias". O que isso tem a ver com o seu texto? Eu acredito que por mais que tenhamos outras leituras, quando visitamos sempre os mesmos blogues, sites, revistas, jornais... os pensamentos vão se formando, agrupando e a tendência é que ao pensarmos em escrever sobre algo ou mesmo conversarmos, estaremos contaminados pelo meio. Assim são os estudiosos de vários assuntos, que se agrupam conforme o interesse. As propagandas na TV, por exemplo, elas seguem sempre a mesma linha de criatividade, quando essa foge do padrão, wow!! "“É mais fácil domesticar uma ideia selvagem do que criar do zero uma nova ideia”.(Alex Osborne) - Por outro lado, o diferente dá um refresh na maneira de pensar, mas não podemos também afirmar que nos conquiste - Alex Osborn quando propôs a completa libertação da atividade mental imaginou que coletivamente esse exercício aumentaria o fluxo de criatividade, o que não aconteceu. Individualmente podemos ser mais criativos, pois não temos as amarras do outro. O que pode acontecer é uma ideia complementar a outra, se cortadas algumas arestas aqui ou ali, até se tornar uma grande ideia. Nas discussões de experimentos, as descobertas se complementam, já que descobertas não são a mesma coisa que ter uma ideia qualquer.
    Haviam tantos cientistas desenvolvendo o mesmo assunto que Einstein foi por várias vezes acusado de plágio. Vou procurar pelo filme.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu,

    Muito interessante a sua abordagem , além de tratar-se, também, de uma postagem cultural.
    Muitas vezes nos surpreendemos com coincidências de abordagens na blogosfera, cujos temas se completam de maneira harmoniosa e perfeita. Até com alguns comentários ocorre essa fantástica interação, tal o entrosamento dos pensamentos. Quantas vezes tive que mudar minha fala em comentários por perceber que um outro amigo já tinha se manifestado de forma quase idêntica à minha, com mudança apenas de palavras. Observo isso porque, quando vou comentar, faço meu comentário primeiro e antes de publicar dou uma rápida repassada nos comentários anteriores para ver o que eles me acrescem, pois toda interação é enriquecedora.
    Muito bacana quando ocorre essa sintonia/conexão com propósitos louváveis.
    Ainda não vi o filme, mas anotei a dica.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Sintonias geradoras aquecem, alimentam, estimulam.
    Como nos faz bem aqui na blogosfera! E tomara seja prática cada vez mais constante nas escolas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Querida Calu, não conhecia o filme, nem sequer de ouvir falar. Na verdade, a maioria das novidades cinematográficas passa-me despercebida, rs. Mas fiquei curiosa.
    Essa interação ou "diálogo" enriquecedor entre blogueiros é muito bonito de se ver. Nem o oceano imenso que nos separa fisicamente impedem esta troca de opiniões, a estima e o respeito que nutro pela Calu. Obrigada por existir!
    Beijinho, um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  17. Calu,que interessante falar disso! Especialmente na blogosfera ás vezes me parece que uma lê o pensamento da outra...rss...é como uma grande corrente de energia sincronizada que se transforma em textos e postagens que tem a ver uma com a outra! Adorei seu enfoque! bjs,

    ResponderExcluir
  18. Ola Calu
    Eu adoro esta sintonia,penso sempre que uma ideia completa a outra.
    Adorava minhas aulas na faculdade de filosofia por conta disto era uma delicia.
    Feliz semana querida,beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá Calu, boa noite!
    Depois de alguns dias ausente por motivo de viagem, cá estou para matar saudades deixar o meu carinho.
    Bom estar aqui e ler sua postagem, com isso aprendemos sempre um pouco mais.
    Gosto dessas interações aqui na blogosfera, sempre que sei, ou sou convidada lá estou eu. Acabamos formando uma família virtual, com muito prazer de estar umas em contato com as outras.
    Beijos com muito carinho e tenha uma linda semana de primavera.
    Marilene

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!