domingo, 27 de abril de 2014

170 motivos de comemoração - Caymmi e O Pequeno Príncipe









Já vejo Abril quase dobrando a esquina, voltando-se de quando em vez para um aceno, para um olhar aos dias passados sem perder de vista os poucos que ainda traz pelas mãos, e muito menos perder o passo marcado das horas de cada um; registro em números que rodopiam no rastro do Sol e no clarão da Lua, pendurados nas beiras do tempo contado aonde, num dia da História, foi riscado em desenhos que até hoje lhe refletem a passagem.

Surgiu daí ou donde se possa imaginar, a magia das dezenas cheias que por séculos reinam absolutas e detentoras das datas significativas da humanidade.Século XXI/DC, esse que nos fala é iniciante das unidades que lhe seguirão ordenadas, consequências duma adição rítmica que o levará à próxima dezena completa.E, de unidade em unidade vamos nós circulando as duplas ou os trios marcantes nos fatos, nos símbolos, nos tempos...

Só restam três dias para fechar o ciclo dos trinta que cabem em Abril e, neles estão contidas dezenas muito significativas, testemunhos autorais das artes de dois ícones consagrados, um escritor/compositor e um compositor/poeta, ambos escritores das sutilezas da vida.

***


Aos 70, tão recente quanto em seu nascimento, permanece " O Pequeno Príncipe", na escrita alada de Saint-Exupéry, piloto-autor, ou vice-versa, a ressaltar os entremeios que ficam nos vazios não ditos e que tolhem a comunicação do que realmente importa,como nos relata o Príncipe nesse trecho:

..."Se lhes dou esses detalhes sobre o asteróide B612 e lhes confio o seu número, é
por causa das pessoas grandes. 
As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo
amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: "Qual é o som da sua
voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas? "Mas
perguntam: 
"Qual é sua idade? Quantos irmãos tem ele? Quanto pesa? 
Quanto ganha seu pai?" Somente então é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos
às pessoas grandes: "Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas
no telhado. . . " elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma idéia da casa. É preciso
dizer-lhes: "Vi uma casa de seiscentos contos". Então elas exclamam: "Que beleza!"[ ] 
***

Números são bons quando boas são suas aplicações.Desconfio que nos últimos milênios tenham sido mais mal utilizados do que mereciam,mas nem todos, não em tudo e, com aguerrida resiliência eles nos brindam aqui e ali com motivos animadores feito estes que conto e canto em eco ao doce balanço do mar que a composição de Dorival Caymmi eternizou."Acontece que ele é baiano", soteropolitano,carioca,mineiro, brasileiro, essência da alma cantante da terra brasilis. Quase ficou a tempo de assistir as homenagens pelo seu centenário, mas o andar de cima estava precisando de mais poesia e lá se foi ele com seu violão cantando que "___ era doce morrer no mar."




Na torcida diária, nós formamos alianças com os números festivos que aumentam a vida a cada hora cheia do tempo.


¨¨**¨¨**¨¨



11 comentários:

  1. Que lembranças lindas, belas homenagens e estamos quase em maio, onde por certo outros serão lembrados! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Puxa Calu que post lindo!
    Sua escrita poética me encanta…Também sou fã do pequeno príncipe, esta passagem que você escolheu é uma das minhas favoritas. E Caymmi, é tudo de bom!
    bjs querida e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Olá Calu,
    É o mês de abril passou voando...
    Realmente, quando crescemos pensamos só em números e esquecemos dos pequenos prazeres da vida, e isso vale pra tudo...ai ai.
    Tenha uma linda semana,
    Beijos.
    Jack
    http://www.meucantinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Calu, os seus textos são maravilhosos e tudo se interliga na perfeição. Li e me comovi! Os números, O pequeno príncipe e Dorival Caymmi! Os números, cada vez mais a sociedade está cheia de números, quase deixaram de nos considerar como gente! Mas Saint Exupéry e Dorival ficaram para mostrar ao Mundo a essência da vida. Beijinhos e excelente semana , Ailime

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida, que data importante! Os dois são grandes marcos na humanidade e este trecho que você deixou aqui é um dos mais lindos e importantes para se pensar na profundidade deste livrinho, que aparenta ser simples e infantil, mas é cheio de grandes inspirações e lembretes.
    Sua forma poética me encanta sempre, querida amiga.
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  6. É, Calu... Quando não existiam os números, como se fazia para contar as estrelas do céu? :D Será que um Pequeno Príncipe medieval escondia-se dentro das cavernas durante a noite, com medo das estrelas caírem ou pensava ser apenas enfeites que algum deus lhe trazia? Muitas vezes me pego a imaginar, o que antes o homem, sem os conhecimentos que temos atualmente, pensava. Com o barulhinho do mar e uma rede a balançar, somente sutilezas podem existir. E parece que o grande aviador/escritor, assim como o poeta/compositor também gostava de ficar olhando o mar. Dois grandes homens que certamente já se sentiram meninos diante da grandiosidade desses universos.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. OLá, Calu!
    Grandes homens e grandes obras que a gente guarda no fundo do coração para nos embalar quando estamos meio enrolados nos números... Mas, falando em números, lembrei que o grande Pitágoras disse certa vez, que o que não for quantificado, não existe no mundo real. Tem razão o sábio, veja: de um a dez, Principezinho e Caymi, são dez, ou seja, top! Adorei seu texto. É dez!
    Bjs
    Marli
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  8. Oi, Calu!
    Puxa, nem sabia que o "Pequeno Príncipe" é agora setuagenário... Caymmi e abril, este mês tão outonal!
    Os números, tão próprios do calendário, e tão matematizados pela humanidade.
    E que venha maio, com o friozinho, securinha e escurinho inerentes à época.

    Abreijos.

    ResponderExcluir
  9. Belas lembranças Calu, a gente as vezes nem percebe o quanto um mês tem de particularidades.
    Importante para Portugal com a Revolução dos Cravos, A maldita revolução daqui que segundo estudos foi em 1º de Abril kkk. Tiradentes, Independência do Brasil etc. Ai vem Maio com sua beleza terna dedicado às noivas =, Maria Santíssima, Abolição e etc e os dia voam minha amiga.
    Uma santa linda semana a você com meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  10. A vida sempre caminhando e maio já se apresentou.
    Que venham mais acontecimentos e números.

    beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Calu
    Gosto tanto de Exupèry que passei pra filha e assim vai...
    Adorei que a cacau Show fez o ovo de páscoa com o brinde relativo ao pequeno Príncipe...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!