quarta-feira, 3 de julho de 2013

BC - O que de mais corajoso você já fez ?







O tema coragem, proposto nesta BC da Etienne, me levou a pensar sobre desde que acordei hoje; o que fiz de mais corajoso? Pensamento vai, pensamento vem e traz de lá de antes uma cenas que vivi e que na época não achei que fossem corajosas, mas hoje em dia, passei a dar-lhes esse título. Lembro da minha coragem ( igual a de todo mundo) quando menina, em querer aprender a andar de bicicleta.Parece uma brincadeira e é, mas é também uma prova de resistência e coragem, pois sabemos de todos os tombos, joelhos ralados e vexames que iremos passar e lá estamos nós, caindo e levantando, sacudindo a poeira e subindo na magrela de novo. 

D'outra vez que dei o braço à Dona Coragem, foi quando me mudei para Brasília, aos 18 anos, recém-casada, deixando tudo que me era conhecido pra trás e me lançando com fé no novo, no desconhecido.Como dizem os jovens: "foi punk", mas foi a partir desta mudança radical que amadureci, virei gente e aprendi enormemente sobre a vida, aliás, continuo aprendendo.

Ao ser mãe, vivi cada dia corajosamente, como todas as mães dedicadas.Fui capaz de ousadias que nem imaginava, como a de cuidar da minha filhinha-bebê, da casa, cozinhar e tudo o mais com um tapa-olho numa das vistas.Nem queiram saber o quanto isto é incômodo.Quando se tenta fixar o olho livre, ele embaça e não se enxerga nada, nem do aberto, nem do fechado, ai, ai; ou quando tinha as duas pequenas e um bebê e todos tiveram catapora bem na semana que o marido estava num seminário no nordeste. Haja coragem e energia.

E mais todas as vezes que dei topada, me queimei e tal, para evitar que um deles se machucasse, que engoli o choro quando estavam doentinhos com maior gravidade, que tive de segurar um deles pra ser suturado no pronto-socorro...

Se eu continuar, a lista não caberá aqui.Ao meu ver são essas, as pequenas grandes coragens do cotidiano que nos perfazem verdadeiras heroínas e heróis de feitos que não constarão na história oficial, mas comporão as nossas histórias corajosas de vida.  




" O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem[...]"

(Guimarães Rosa)

******** 
Gostei demais deste tema.Ele me proporcionou um detalhamento dos meus cotidianos de antes e de hoje.Foi salutar pra mim.
Obrigada Etienne.

--------------------
Imagem: pedalesdadora

26 comentários:

  1. Que lindo revisitar o passado e avaliar os atos, antes tão banais, pois na hora era normal que se fizessem e hoje, achando legal e dando o valor!

    Gostei muito! Me fez voar também àquele tempinho legal...Trabalhoso, mas lindo! beijos,chica ( hoje os problemas tão diferentes,né?)

    ResponderExcluir
  2. Que coragem a sua Calu, casar com 18 anos rsrs, mas o importante é que deu certo né, ser mãe tbém exige coragem! Bjinhossss adorei saber mais de ti!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Calu
    Nunca precisei de parar num pronto socorro com filho... ainda bem!!! Não posso ver sangue... desmaio junto ou primeiro...
    Meu filho só quebrou o braço jogando bola com 12 anos... e, quando cheguei, o tio já o havia levado para colocar o gesso...
    Vc mencionou muitas das minhas coragens também... ser mãe é ter uma coragem que ninguém tem, verdade!!!
    Tenha ótimos dias e abençoados!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Oi Calu

    Vim conhecer tua história de coragem, aliás histórias.
    Sabe que lendo teu post lembrei-me de quando aprendi a andar de bicicleta também. Eu tinha 12 anos (velhinha...) e eu tremia toda, kkk.

    bjs
    Mana

    ResponderExcluir
  5. Querida Calu,
    Viajei no tempo e me ví passando por tantas atitudes corajosas, assim como você
    Muito linda e emocionante a sua participação
    Um beijo enorme de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Calu

    Muito legal suas estórias de coragem, ser mãe é um grande desafio e ter muita coragem !! Adorei o tema dessa BC, muito legal.

    Bjos e boa quinta.

    ResponderExcluir
  7. Olá Calu
    Adorei conhecer suas coragens, como mãe concordo com suas palavras, mãe requer coragem para um monte de coisinhas que acontecem com nossos pimpolhos, coragem de enfrentar o mundo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu!

    Linda a sua história!

    Mães sáo heroínas de verdade! Lendo você, pensei no quanto uma mãe é chamada à ter coragem. Desde o momento que a mulher engravida.

    Parabéns pela linda participação!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  9. Hey, Calu! Você lembrou de momento tão precioso. Aprender a andar de bicicleta! Cozinhar com tapa-olho? Todo mundo com catapora? Haja coragem! Você também deixou tudo o que conhecia pra trás... Bendita coragem. As pequenas grandes coragens do cotidiano - adorei saber das suas! Obrigada pela participação. Bjs pra você! Boa noite.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Aprendi a nadar depois dos 30. Ainda não sei andar de bicicleta, mas está na minha lista das coisas para aprender.
    Obrigada por compartilhar conosco seus atos cotidianos de coragem e pela citação de Guimarães Rosa. Perfeito!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    adorei o texto,parabéns pela coragem :)

    "Coragem não é ausência do medo,mas a certeza de que algo é mais importante que o medo "
    adoro essa frase
    beijussss

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu! A sua viagem às memórias conduziram-me às minhas também. Mudei-me para longe de todos os meus familiares depois que me casei, então sei que é uma decisão corajosa mesmo. Cuidar de filho doente também nos exige coragem. Adorei a sua participação. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Olá Calu,
    Mulher de fibra. Quanta coragem. Quando temos nossos filhos ficamos mais corajosas para enfrentar os probleminhas do dia a dia.
    Linda participação!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  14. Acompanhei seus atos de coragem e fui me identificando: andar de bicicleta era o que mais eu queria e lá fui eu, de tombo em tombo, até aprender; quando casei tb fui para uma cidade do interior e enfrentei muitas novidades difíceis, criar as filhas,oh! quantas ousadias, angústias, mas vencidas na caminhada.
    Parabéns seu repasse proporcionou o meu.

    ResponderExcluir
  15. E como sempre desenvolveu super bem o tema.Eu gostei muito do seu realto.Coisas que parecem pequenas mas que são grandes conquistas corajosas do cotidiano.bjs,

    ResponderExcluir
  16. Viver é per si um ato de coragem e aqui voce relatou bem, de como são forjados os bravos e fortes e que acabam ser vencedores e sabios da vida.
    Linda participação Calu.
    Meu carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  17. Calu, que delícia de post! sobre atos de coragem imaginei que iria encontrar vários aqui, justamente aqueles que parecem tão naturais mas que só cada um sabe o quanto exigem da gente. Surpreendente mesmo foi saber que já foi punk, hahaha...secretamente achava o máximo mas minha mãe não me deixou ser, fazer o quê. Como se um estilo fosse obrigatoriamente um ato de rebeldia...acho que minhas rebeldias emergiram de forma menos saudável, digamos assim. Adorei! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      rsrsrsrs,eu não fui punk, a minha adaptação à nova vida aos 18 anos é que foi punk. No meu tempo a onda ainda era a dos hippies.Sou antiga, ahahahaha!!!!
      Bjo.

      Excluir
  18. Tô com a Teresinha e não abro. No certificado de mãe deve vir em letrinhas bem miudinhas "coragem sobressalente". Eh, Calu! Vida movimentada, hein? A garotada com catapora é que é punk. hehe

    beijos pitangueiros.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,Calu!!!

    Que lindo!!!E tens razão...quando nos tornamos mãe, cada dia é preciso ser vivido com coragem! Não é fácil.Principalmente quando queremos fazer o melhor! E não sufocar os filhos com nossos medos bobos...rsrs
    Hoje, meu maior ato de coragem é estudar à noite. Quem me conhece bem, sabe o quanto isso é extraordinário!!rs Sou uma pessoa bem diurna (matutina!!) e andar à noite só...é vencer muitas barreiras! Minha sorte é que me apaixonei pelo Curso. É o amor que me move!
    Beijos, minha amiga!!!!!
    Tudo de bom ,pra ti!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kalu
    eu acho que esse tema levou-nos a lembrar de muitas coisas importantes na vida
    Você não só casou novinha, mas aliou-se a Dona Coragem e acho que ela tem sido sua fiel companheira!
    Foi muito saber das suas experiências com a bicicleta e os cuidados com os filhos.
    Kalu, Até hoje não sei pedalar direito , nem nadar, nem dirigir carro. Mas Dona coragem também mora em mim em outras coisas.
    beijinho Zizi

    ResponderExcluir
  21. Poxa, coragem é o que nunca lhe faltou, amiga Calu!
    A maior coragem de todas foi esta de casar-se aos 18 anos, quando eu nem sabia o que queria dizer casamento, e ainda por cima criar filhos tão jovem e longe da família. Corajosa mesmo esta amiga!
    Que esta coragem lhe acompanhe por toda esta vida e, tiro meu chapéu para você, para todas as mulheres que enfrentam o medo e buscam coragem no divino.
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
  22. Boooooooom diaaaaaaaaaa!!!
    Ai que saudade!!
    Menina, quanta coisa perdi..
    Mas já fui bisbilhotar tudo por aí..
    Que lindo aniversário do filhão.. pra gente eles nunca crescem né?
    E nem adianta ficarem com aquela carinha de "Mãe, cresci!" que vão ser pra sempre nossos bebês lindos srsr

    Essa BC de coragem ficou linda demais da conta..
    E quantas coragens temos encontrado para viver essas nossas vidas né amiga?
    Amei cada experiência que colocou aqui.

    Sério que já morou aqui em Brasília?
    Eu amo minha cidade, apesar de todos os problemas que temos por aqui, eu acho um lugar muito gostoso.. na verdade eu não moro na Capital mesmo, só trabalho aqui, moro em uma cidade do entorno que fica a uns 30 minutos de ônibus.. mas acho aqui um lugar muito gostoso de se viver..

    Um beijo minha linda.. matei um pouco da saudade agora vou indo srrs
    Uma tarde linda.. linda.. viu?

    ResponderExcluir
  23. Olá!Boa tarde
    Calu
    Como vai?
    Parabéns pela participação na BC.
    sim...esse tema proposto te deu a oportunidade de registrar,fazer comentários de fatos cotidianos de antes e de hoje, refletiu sobre lembrança,sobre o aprender a andar de bicicleta, amor/coragem de ser mãe e "dialogou" conosco, acima de tudo...
    ...sobre coragem... eu penso que independe de sexo e de força física, mas é uma disposição firme , a despeito de todas as circunstâncias. Não é a ausência do medo, é a capacidade de superá-lo, quando ele existe, por
    uma vontade mais forte e mais generosa...bem exemplificada no seu texto, quando descreveu a "coragem" de ser mãe.
    E o que mais estimo, na coragem, seria, pois, em primeiro lugar, o risco aceito ou corrido sem motivação egoísta, em outras palavras, se isso nada prova quanto ao valor do ato, indica pelo menos algo quanto ao valor do indivíduo...e foi assim, cada ato corajoso que tive, consegui definir o meu real valor...
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Belo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Mudar de cidade não é fácil mesmo, ainda mais deixando família e amigos e tudo sendo novidade gostei do texto.

    ResponderExcluir
  25. Calu, eu nunca duvidei de sua coragem parceira.
    É interessante quando temos um convívio virtual e certas histórias e afirmações não nos surpreendem, ao lermos é como se conhecêssemos a pessoa.
    É assim que sinto com você.
    Sua dificuldade com a bicicleta me fez lembrar os tombos terríveis que levei (e ainda, por vezes, levo) no skate. Realmente, é um mico e um risco os quais não podemos evitar. ahahahah!
    Você teve problema de visão? Puxa vida, deve ter sido difícil ter que trabalhar assim e também, outra coragem absurda foi a de casar-se tão jovem! :O
    Ainda bem que tudo deu certo, geralmente estes casamentos precoces acabam por durar poucos meses.
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!