segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

B.O. da Poesia





Repararam que além das muitas possibilidades que a web traz, há uma em especial que virou vírus contagiante, a poesia, de todas as formas, aparências, estruturas e temas, ela sentou-se no trono das preferências de um entre dez internautas.Sejam próprias, ou de grandes mestres poetas de todos os tempos, circulam em muitas esferas despertando interesse, admiração ou rejeição, levantando o olhar dos antigos apreciadores(as) e seduzindo os novos aos seus trinos melódicos. Uns poetizam com maestria, outros brincam de poetizar, mas o que importa, ao meu ver, é que ela, a poesia, veio e venceu.

Anda espalhada, alvissareira, cantada e ovacionada pelo mundo virtual e ganhando mais vista no real, o que é motivo de festejo.Em pura métrica, em concretude, em prosa poética, em trovas e cantigas, em sonetos e modernismos, o mundo tem se expressado por meio dela.Espero que isto seja um sintoma dum benéfico contágio de sensibilidade, como o acontecido na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, onde um policial preencheu um boletim de ocorrência usando de versos em trovas para contar a história de um pai que tentava tirar o filho do mundo do crime.O militar não teve seu nome divulgado, mas segundo a assessoria de imprensa da PM mineira poderá sofrer uma punição por ter desrespeitado a técnica exigida na redação de documentos militares.

Não debato sobre as exigências redacionais de documentos oficiais, mas discordo da punição, afinal, o policial valeu-se duma inspiração que a situação propiciou. Sabe-se há tempos do quanto a literatura e a poesia são utilizadas para dar leveza aos discursos formais, documentos e protocolos da linguagem jurídica, respeitando, claro, a licença-poética, advogados, promotores e juízes tem na literatura mundial aportes ilustrados para seus argumentos legais.Em agosto de 2012,o jornalista, Luiz Maklouf Carvalho da revista Época(08/2012) em seu artigo sobre o mensalão, apontou: " O que vai parecendo é que citações literárias estão virando uma singular característica da gestão do poeta Ayres Britto[...]", nesta data ainda presidente do Supremo. 

Esta é uma prática milenar já usada por Cícero citando ilustres antecessores, como Platão e Sócrates, pensadores célebres que deram suporte às gerações que os sucederam até os dias de hoje.Muito natural que Drumond, Cervantes, Foucault, Herculano e outros ícones da literatura e da poesia abrilhantem a retórica dos ofícios.Guardando as devidas proporções e sem ferir a ética documental, citações literárias e poesias trariam uma aura mais filosófica ao dia-a-dia árido de certas funções. 

"Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte"( Rui Barbosa).
*******
Referência: revistaepoca(08/2012)o-trabalho-de-hercules-do-relator
Imagem: banco de imagenes gratuitas(tumbig)

8 comentários:

  1. Oi Calu...

    Que, dera um dia eu conseguir expressar meus pensamentos em forma de poesia, como vejo você, por exemplo, fazer um poema de algo simples...

    Enquanto não consigo, eu leio seu blog, aprendo e me inspiro.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  2. Realmente Calu, a poesia toma conta e vamos poetizando a vida. O fato citado é um bom tema para se defenir alguns protocolos, quem sabe?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu
    Penso que poetisar é um dom, é como a música, e sei do que estou falando, porque tenho um filho músico de doze anos. Gostaria muito de ter esse dom, mas como não tenho, vou escrevendo minhas histórias....
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que bom que a poesia entra de vez e com força por todos os meios.
    Não se compreende um mundo sem poesia.
    Na guerra do Vietiname a poesia ia em forma de musica para amenizar os dias daquels pobres soldados jovens.
    Mas é curioso este caso das Gerais, logo lá onde a poesia se faz pelas montanhas e rios.
    Então vamos por aí com os versos certos e ou tortos, mas que cantam,choram e levam emoções.
    Um carinhoso abraço amiga
    Bela semana de paz e luz.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha que cada vez mais a poesia se mostrasse na vida.

    Nem precisaria de forma, rimas, métrica, nem nada. mas que mostrasse a beleza, que todos conseguissem ver e perceber beleza no simples, no "pequeno", nas coisinhas ao nosso lado.

    Isso é poesia e da pura.

    Depois, saber ou não colocar no papel é outro departamento. mas que ela exista sempre, pelo menos, no nosso coração!


    beijos,linda noie! chica

    ResponderExcluir
  6. A poesia é alguma coisa que com o exercício diário é aprimorado! Não à toa, a maioria dos poetas, suas funções de trabalho estão ligadas à escrita.
    Como alguém que lida cotidianamente com a formalidade da escrita, não acho certo um boletim de ocorrência encerrar textos que fogem à regra, pois sabendo que não é o certo, fica parecendo deboche com a função. Mas essa é uma questão pessoal. Por outro lado, a inspiração não escolhe lugar e o que fazer para controlar?
    Em Minas a poesia corre solta pelas ruas!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Querida Calu!
    Eu nem soube desse caso do policial em Contagem, mas poxa vida, um policial que sabe poesia deveria ser condecorado e não punido oras!!!
    O mundo sem poesia é sem cor, sem graça, sem definição, pois ela é ela que dá todo esse tom às atividades humanas e a integração com a natureza.
    Quem diz não gostar de poesia é porque não sabe ler, não sabe interpretar ou gosta de ler tudo rapidinho, intercalando os textos, algo do tipo facebook ou twitter.
    Amo poesias desde jovem, perco horas à noite lendo sites de poesias, ela me traduz em algumas coisas e me acalma em outras.
    Temos hoje uma turma bacana de poetas, como você por exemplo, Toninho, NOrma, e eu adoro isso, porque sei que estou lidando com pessoas sensíveis e que têm olhos para ver as belezas do mundo e dividi-las com outros, chamam atenção para isso.
    um super abraço carioca e bom dia!



    ResponderExcluir
  8. Temo que o policial irá mesmo receber a punição o que é uma pena.
    Desculpe a demora em aparecer por aqui mas estamos com problemas de nete aqui no bairro chego a ficar 3 dias sem conseguir conexão, gostaria de agradecer a gentileza dos votos de felicidade que deixou na minha página no dia do meu aniversário fiquei muito feliz.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!