domingo, 15 de janeiro de 2012

Cena Retrô


Um dia comum numa loja de produtos para cabelos, dentro duma pequena galeria da cidade.Estou bonitinha na fila com minha cestinha e o boleto para o pagamento quando o som de uma conversa ao balcão vai  se elevando.Uma jovem mãe de seus 20 e poucos anos e um pequenino tirano de seus 6/7anos que a interpelava aos choramingos de : __ Compra, vai?Vc pode. È só $99,00(correção- são só $99,00), compra, compra...
E a mãe entre um sorriso amarelo para a audiência que já se formara e apelos ao pequeno consumidor, repetia:__ Lucas, vc já ganhou seu presente de Natal.Não tem nem um mês.Não foi isto que combinamos.
O que era logo confrontada já aos gritos pelo filho:__ Você pode.Você não quer é comprar pra mim.
Vai gastar dinheiro com esses negócios(shampoos)pros cabelos e não compra o boneco que eu quero!!!
E ela já sem graça, olhava pra nós clientes, tentando justificar a cena, dizendo que ela e o filho eram amiguinhos e que tudo era combinado em comum acordo entre eles.O que não convenceu nem os ouvintes nem o garoto que prosseguiu naquela cantinela aos berros, se jogando no chão e agarrando-a pelas pernas para que ela saísse da loja em direção à outra de brinquedos.

Chegou minha vez, paguei e saí dali rapidinho lamentando os equívocos acontecidos naquelas duas jovens vidas.Aquela jovem mãe, em outros tempos, poderia até sofrer de falta de informação e preparo na lida com seu filho, mas hoje em dia há tantas boas fontes e profissionais que esclarecem e apoiam os pais nesse sentido.
A meu ver uma das falhas ali vistas reside no olhar desta mãe-amiga, de uma criança desta idade.Como assim? Amiga? Crianças e jovens precisam de Pais, amigos eles encontram em todos os círculos sociais que frequentam.Pais cuidadosos, carinhosos, presentes e firmes, sem exageros, mas objetivos nas questões que se apresentam conduzindo os filhos para uma formação cidadã;que implica entre outras coisas, no respeito mútuo, conhecimento de seus direitos e deveres.
Os filhos precisam sentir a proteção que advém das figuras materna e paterna em consentir ou negar algo, tendo a devida explicação para um e outro caso.Negar simplesmente é oprimir.Consentir sempre é desleixo com o futuro deles(as).
Hoje eu sou também, amiga de meus filhos e filhas adultos, mas enquanto crianças e jovens, fui mãe, ás vezes branda, ás vezes severa, porém, Mãe!

17 comentários:

  1. Perfeito! Também assisto a algumas cenas semelhantes e fico surpresa que adultos se tornem reféns de crianças! Mas, é aquela história: não adianta querermos dar o nosso caminho para ninguém, é nosso. Cada um aprende a seu tempo.
    O lamentável é que se pode poupar tanta dor se agirmos com mais consciência de quem é quem nesta relação pais e filhos, não é?
    Bjssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, querida Calu. O que nossas crianças, nossos adolescentes e jovens precisam é de pais que coloquem limites e responsabilidades. O que está cada vez mais raro nos pais da atualidade. Já diz o psiquiatra Içami Tiba, "quem ama, educa". Parabéns!! Um ótimo 2012, boa noite, boa semana, bjos ;)

    ResponderExcluir
  3. Maravilha...Não podemos deixar que nos dominem...beijois sabor praia,chica

    ResponderExcluir
  4. Calu, o fato é que vir até seu blog é ter a certeza de uma leitura deliciosa! Sem exagero algum.

    Concordo contigo amiga, os pequenos precisam de certos limites e se os pais se igualam a eles colocando-se como "amiguinhos" a coisa pode desandar e o respeito pode faltar em horas como essas que essa mãe passou.

    bjocas na bochecha ♥

    ResponderExcluir
  5. Calu querida!!!
    E o que acontece depois? Eles crescem e as consequências a gente já sabe, não é mesmo? "Quem ama, educa!"
    Beijocas e boa semaninha!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Calu!!!!

    Concordo plenamente contigo!!!!!Já presencie cenas assim, é muito triste!E estes pequenos tiranos ficam piores na escola, com os colegas com os professores!!!(e por mais incrível que pareça não depende da classe social!Com tantos 1,99 por aí ,o valor é diferente,mas a cena é igual....Li uma frase uma vez e adorei!"Antes de comprar algo para o filho, não devemos pensar se podemos, mas se DEVEMOS COMPRAR!"
    Onde ficam os valores??????
    Beijos minha amiga!!!!Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. Que falta de paciência com mãe amiga de crianças que precisam de mãe....
    Hoje eu tbm sou amiga de meus filhos, mas antes disso sou mãe e das bravas, severas, porém, muito bem humorada.
    E eles me zoam, fazem piada comigo, mas me respeitam, sempre!
    Tenho pena dessa criança que está crescendo sem limites e sem noção de valor das coisas.
    Mais um adulto daqueles, que a gente tá cansada de ver por aí....

    Ótima semana pra vc!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida Calu
    Eu também dei "palmadinhas de amor" e ninguém saiu fora da margem por isso...
    Estou como vcs... agora só amizade depois de quase 40 anos...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  9. Pois é Calu. Você tem toda a razão, mas as crianças hoje em dia parece que têm prazer em nos fazer passar vergonha. Eu também sou assim: MÃE (com todas as letras). Claro que acabamos sempre por também ser "amigas" mas a criança tem de perceber que há limites.

    Dificil é impor os limites, porque os outros pais-amigos adoram criticar quando uma mãe é mais severa do que eles são. Eu não bato, mas abro o olho, olho bem no olho dela e mudo o tom de voz para minha filha saber quem é o adulto e quem é a criança.

    Caso contrário, as crianças passam por cima de todo o mundo, pais, professores, avós, etc...
    É duro ser mãe/pai na sociedade atual.
    Beijinhos pra você, amiga.
    Rute

    ResponderExcluir
  10. Está coberta de razão. Há momentos para sim e para não. Se não forem preparados para a vida, acreditarão que tudo podem, o que resultará em jovens frustrados e infelizes. Quem estabelece os limites são os pais, por mais difícil que lhes possa parecer esse comportamento.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Calu!!!

    Minha linda amiga, tenha um dia maravilhoso!!!Cheio de paz e amor!!!
    **Terminei de ler(no final de semana) O tempo entre as Costuras!Que livro surpreendende!A história toma rumos imprevisíveis no começo da leitura!!!!Adorei!!!
    E o final é bem póetico!!!Ela deixa a cargo da imaginação de cada leitor!!!Obrigada pela dica!!!!
    *Agora estou lendo Palavras para Desatar Nós-Rubem Alves
    são crônicas muito inteligêntes que fazem pensar muito!!!Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Quanto tempo não venho aqui né?
    O tempo é o presente mais precioso que podemos ofertar, porque é limitado.
    Quando dedicamos tempo a uma pessoa,
    estamos oferecendo uma porção de nossa vida que nunca iremos recuperar.
    Veja como é verdadeiro essa essa frase .
    E quanto nos faz bem dedicarmos um pouco de nos as pessoas que amamos.
    Um Dia abençoado para você.
    Sabe porque estou aqui?
    Porque te Amo Muito.
    Beijos meus.
    Evanir
    Tem um novo mimo de seguidores te ofereço com muito carinho.

    ResponderExcluir
  13. Calú querida!
    Justamente! Não termos que ser 'amiguinhos' de nossos filhos, eles nem querem isso, pois têm os da mesma idade para se relacionarem e dizerem o que querem, mas acima de tudo, temos que ser 'amigos' na acepção maior da palavra, pois um amigo diz ao outro o que não é certo, como também o que é o melhor em certos casos.
    Não me lembro de meu filho fazer uma coisa dessas, ainda por cima na rua, quando tinha esta idade.
    Hoje em dia é mais folgado, mas não fica sem uma bela resposta, porém é sempre comigo, em nossa intimidade caseira. Uma das coisas que mais me orgulho é que ele é super educado e todo mundo diz isso ao conhecê-lo.
    um grande, super abraço carioca.

    ResponderExcluir
  14. Verdade amiga, filhos precisam de pais, amigos a parte, cada um em seu quadrado!
    Com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  15. Oi querida, tem presente pra você em meu blog,

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Com toda certeza vemos mais este tipo de cena do que gostaríamos e concordo com você, temos que educar nossos filhos, sejamos amigos, depois quando estiverem maiores.
    Eu resumiria em uma palavra o que é preciso para que pais saibam bem lidar com seus filhos seja qual for a situação:
    LIMITE, e que sejam bem claros, pois crianças com limites sabem se comportar muito mais adequadamente do que as que nos os tem de forma clara. E colocar estes limites cabe aos pais, que tenham bom senso e "firmeza", onde o peso do sim e do não seja bem verdadeiros, senão, os filhos, ficam desorientados e se comportando inadequadamente.
    Feliz dia querida, beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. Tenho visto tanta coisa neste mundo de meu Deus, como diria o velho Gonzagão.A educação deixou de ser prioridade minha amiga e assim estes pequeninos pagam alto.
    Uma bela noite a voce.
    Meu abraço.
    Bju.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!