quinta-feira, 14 de julho de 2011

BCFV_(Hoje) - Maturidade

"Chega uma época em que nos damos conta de que tudo o que fazemos se transformará em lembrança um dia. É a maturidade. Para alcançá-la,é preciso justamente já ter lembranças."
Cesare Pavese 


Sinto hoje, em plena vivência da maturidade que o limiar entre cada fase corresponde a um passo.Na distância de cada passo vamos firmando nosso caminhar e desenhando nas pedras do caminho leveza ou marcas do nosso pisar.
Escolhi uma data de partida para essa narrativa, o ano de 1993.Marco de mudanças radicais com  a aposentadoria do meu marido, vimos ser chegada a hora do retorno à Niterói. Os filhos, divididos entre apoio e oposição, não tiveram muita escolha e em dezembro desse ano, estávamos de volta, mala e cuia, enormes saudades, muitas expectativas. 
Foram tantas ocupações que me envolveram durante todo o ano seguinte estruturando a vida de cada um p/ que sofressem o menor impacto possível, que esqueci de mim.Não me recoloquei no mercado profissional, mas tinha a certeza de que isso ocorreria em data propícia.
O que não previ (e nem poderia) foram as muitas agruras que enfrentamos por tempos subsequentes. Tal redemoinho de exigências e ajustes nos tomou, que foi preciso muita união e perseverança para atravessarmos os ventos fortes. E em meados de 1996, alcançamos a calmaria desejada e eu pude enfim, assumir novamente minha vida profissional atuando no Centro Educacional de Niterói e aproveitando a fase realizar um sonho antigo;prestei vestibular para Pedagogia na UFF e passei a cursar em janeiro de 1997.


 Em seguida fiz a pós na área e continuei minha atuação educacional.Trabalhei em outros dois colégios, até ser chamada pelo concurso da prefeitura onde trabalhei até a aposentadoria.Ao longo desse anos compreendidos entre 1998 a 2006, casei três de meus filhos, e vi-me distante de minhas filhas que foram morar em outras paragens.A saudade mora comigo. Foram novos ciclos, outras acomodações. Sabendo-as felizes, estou feliz também.
Em 2009, casa-se o caçula e o ninho se esvazia, mas só por dias úteis, pois, nos fins de semana, cá estão todos(filhos,noras e netinho). Ainda bem!  
Desde o ano passado que sou uma avó-coruja do Miguel, filho do meu caçula.E, ano que vem, em março, serei duplamente coruja, pois aí vem meu outro(a) netinho(a) filho(a) do meu terceiro filho.
Dou Graças por tudo e por cada coisa em minha vida! 


Alma de Mulher
 Nada mais contraditório do que ser mulher ... 
Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor. 
Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar. 
Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros daqueles a quem ama. 
Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou. 
Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
 Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes. 
Que como uma feiticeira transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar.
 E ainda tem que ser forte, pra dar os ombros para quem neles precise chorar.
 Feliz do homem que por um dia souber, entender a Alma da Mulher !!! 

(desconheço autoria)
1000imagens.com


24 comentários:

  1. Calu
    Uma vida vivida, e sendo ainda vivida.
    Vou te lendo, e a cada figura (percebi) sorri.
    Elas me diziam o que as palavras não conseguem.
    A alma de nós mulheres é especial. O Pai caprichou. rsrsrs
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga,li pausadamente a sua postagem e sempre lhe admirei,vc sabe!!!
    Hoje, com o susto que levei entendi mais ainda que "nada acontece por acaso e o acaso não existe."
    A vida é uma caixinha de surpresas mesmo...
    Um abraço carinhoso da amiga de sempre.
    Emilinha

    ResponderExcluir
  3. Como somos fortes!
    É como diz o autor...feiticeiras capaz de transformar...
    Assino em baixo com a Calu, o Pai caprichou.
    Arrumaste o ninho da família e depois foste realizar tuas coisas...um exemplo!
    belas histórias vamos ler,com certeza nesta blogagem.
    bjos Calu

    ResponderExcluir
  4. Querida Calu!
    Quanta vida vivida e, pelo jeito, continua vivendo e muito, pois a família está crescendo e isso é tão bom, ver a casa cheia, festejar juntos, curtir agora os melhores momentos, sem preocupação e urgências.
    Parabéns, você é uma linda vovó e agora mais um, tomara que seja uma menininha!
    Tudo de bom para este novo serzinho que está sendo formado!
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  5. Que coisa legal saber que em cada vida temos experiências que só nos fazem crescer e nos firmar mais como família...
    Linda participação!

    Vim deixar um beijo e dizer que estou saindo em férias, e tem recado nos blogs. beijos,chica e inté,srsr

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida
    No dia de hoje, espero encontrá-la assim:

    "Aquecida em ternos orvalhos de fina luz". (Mari Bózoli)

    Sabe, Calu, uma frase sua me marcou muito pois vejo a MATURIDADE assim mesmo:
    "Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor".

    É assim que sempre vivi e estou vencendo minha lida diária...

    E, quando retornar, no próximo mês, esteja perfumada:

    " Flores orvalhadas nas manhãs,
    banhadas pelo sereno do entardecer,
    carregadas de fragrâncias exóticas ou não,pálidas como a neve ou rubras de emoção". (Meliss)

    Bjs de paz e boas férias de meio de ano com tudo o que vc se sentir com direito... também estarei de férias até o início do mês com post programado alguns...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Calu!!

    Quantas coisas acontecem na vida...tão linda sua história, feita de amor, coragem, determinação e união!! É uma bela família!
    Que Deus os abençõe sempre!
    Beijos pra ti!!
    Bom final de semana!!
    **Me emocionei muito com seu post!Obrigada por dividir um pedacinho da sua história!

    ResponderExcluir
  8. Calu,
    Acabamos abordando a mesma questão das mudanças em nossa narrativa, que gera uma desestruturação por um tempo.
    Gosto da maneira como fala das agruras sem se apegar demais a elas, preferindo optar pela descrição dos sucessos na vida.
    Quando há união, os obstáculos são vencidos.
    Parabéns pelas conquistas!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu!

    Está aí, no seu belo texto, mais uma prova da beleza da maturidade. Só os maduros têm histórias tão bonitas e cheias de emoção pra contar. Só os maduros sabem agradecer por tudo, inclusive pelos momentos difíceis que passaram, só os maduros se deliciam com a felicidade do outro...
    Linda história de vida!

    Um grande abraço!
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  10. Calu, pelo amor de Deus, acho que essa coletiva vai me transformar em um mar de lágrimas. Não consigo ler sem chorar! Benditas sejam nós as mulheres, cúmplices do Criador e suas espiãs!!! Que fortaleza possuímos! Nós regemos o mundo e ainda carregamos os homens no colo. Bendita vc que maravilhou-nos com esse texto de sua maruridade. O outro também é espetacular! Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  11. parabens pela postagem! depois faz uma visitinha na minha participação e na participação da mamãe:
    meu blog:
    http://anacristinap.blogspot.com/2011/07/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html

    blog da minha mãe:
    http://mariazinhap.blogspot.com/2011/07/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html

    bjo bjo
    anacristina

    ResponderExcluir
  12. Calu, quis ler o teu texto bem devagar, que é o que faço quando saboreio um texto ou um livro, em que as palavras são transformadas com mestria em algo que nos vamos lembrar para sempre, porque entrou na nossa alma como aprendizagem. A primeira frase é magnifica, é mesmo assim que nos sentimos, quando maduros.O teu percurso de vida é perseverante, forte mas feminino ao mesmo tempo, a ligação forte à tua família, fez-me imaginar-te como uma guerreira, por isso o poema final encaixa na perfeição! Adorei o teu texto, muito!
    Beijinhos lusos

    ResponderExcluir
  13. Querida Calu,
    o texto da Alma de Mulher, me arrepiou dos pés à cabeça, tal não é a beleza e profundidade dessas palavras.

    Gostei muito de saber mais um pouquinho da sua vida. Os degraus que vc subiu a custo, as alegrias em cada patamar.
    Assim continuemos juntas para as fases que se avizinham. É muito bom contar com sua presença nesta colectiva.
    Beijo além-mar,
    Rute

    ResponderExcluir
  14. Vim desejar um maravilhoso final de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Calu !!!!!!! Linda postagem...........

    Bom Domingo !


    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Apaga o comentário anterior, muitos erros...
    Que bom que você se encontrou profissionalmente logo, eu não tive ainda este encontro...hehehe
    Estou correndo atrás dessa parte..
    Ótimo fim de semana.
    paz e bem

    ResponderExcluir
  17. Calu boa noite muito bacana a sua postagem,a sua historia de vida..suas lutas..suas idas e vindas..mudanças...é a vida é uam caixinha de surpresa,eu quem diga..rss...uma hora de conto!
    Muitos beijos de um bom sabado e um domingo feliz para você.
    Titi

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,Calu!!

    Vim desejar um ótimo domingo!!
    Que seja bem especial junto de quem amas!
    Beijos pra ti!!
    Obrigada pela companhia!!!

    ResponderExcluir
  19. Amiga, me identifiquei com seu relato em muitos pontos e digo que o mais importante depois de tudo é poder olhar para trás e ver que fizemos o mais certo.
    Hoje tudo está no seu devido lugar e graças a Deus podemos desfrutar com calma, tudo que Deus nos reservou.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Olá Calu.
    Pois é menina, nossas vidas são feitas de alegrias e tristezas, de altos e baixos E assim vamos vivendo, amadurecendo e acumulando experiências.
    Obrigada por comentar minha maturidade.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Calu.
    Passei para dar uma espiadinha em sua participáção, que lindo texto,estou a caminho de minha maturidade, quro chegar lá,por isso passo todos os dias de tentando fazer uma reforma íntima, um dia eu chego lá, um grande abraço fraterno em seu coração...

    ResponderExcluir
  22. Que beleza de texto, adorei lê-lo de uma ponta à outra, e o melhor é que aprendi com ele. Estando numa fase menos boa, o seu exemplo de força animou-me a prosseguir. Como essa imagem do chão árido, mas onde, apesar de tudo, as flores conseguem nascer. Isso é que importa, ter esperança que mesmo da situação mais complicada sempre há-de surgir algo de positivo.
    Gostei muito, obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir
  23. Calu, sua história de vida é linda, e junto com a maturidade os nossos maravilhosos netos, que na verdade são nossos filhos sem dores de parto. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Gente querida,
    agradeço as palavras e a presença carinhosa de todas.Essa nossa troca é brisa amiga a arejar nosso dias.Obrigada!
    Um forte abraço à todas.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!